LIGAR A ANTENA, SINTONIZAR E DESCOBRIR O CAMINHO

 

Líderes bem-sucedidos devem ter inúmeras qualidades, dentre elas, e a mais importante, é a capacidade de observar, compreender e responder a incertezas.

A capacidade mais essencial que se espera de um bom líder, é a capacidade para lidar com um mundo incerto e duvidoso. Eles devem observar, analisar e responder ao contexto empresarial de forma a garantir o melhor resultado possível para a organização e seus seguidores. Porém, um dos grandes desafios que os lideres enfrentam, é saber verificar se as informações que receberam realmente são as melhores possíveis, e não uma mera versão adaptada da realidade, pois muitas vezes as informações são filtradas pelos olhos e ouvidos de outras pessoas com opiniões diferentes sobre o que o líder deve saber e o que deve ser omitido. Com isso, as informações acabam nem sempre sendo confiáveis.

Nestes momentos de incerteza, uma habilidade é indispensável para um líder tomar as melhores decisões – a percepção da situação, ou seja, a capacidade para observar e compreender as situações existentes. Esta habilidade possui dois aspectos:

  • CAPACIDADE DE LER E INTERPRETAR O CONTEXTO INCERTO – é uma mistura complexa entre habilidade de cognição e de observação, ou seja, o líder deve saber captar sinais que o ajudem a explicar o que está acontecendo sem a ajuda de terceiros. Analisar a situação e tomar uma decisão por conta própria. Quem possui a capacidade de tomar as decisões corretas tem boas habilidades de percepção da situação.
  • CAPACIDADE DE REESCREVER A INCERTEZA EM BENEFÍCIO DA ORGANIZAÇÃO – reescrever o contexto organizacional é a mistura de habilidades de comportamento e de adaptação. Depois de observar e compreender a situação, os líderes ajustam seu comportamento.
Os líderes devem trabalhar socialmente com seus seguidores para construir uma realidade alternativa, e não serem meros receptivos passivos do contexto. Isto é o que difere líderes que só reagem às situações, daqueles que as transformam. Além disto, os líderes de sucesso devem refletir sobre a incerteza que percebem no mundo externo. Eles podem, até de forma deliberada, criar incertezas. O líder deve transformar a pressão externa em pressão interna construtiva.

Para finalizar, apenas mais uma definição de um bom líder – ele incentiva as pessoas a atingir níveis mais altos de desempenho. Eles existem para dar às pessoas o que elas precisam e não o que querem.

Nenhum comentário: