Waldez Ludwig é um consultor de negócios que aborda este tema mostrando os principais sintomas e atitudes que uma pessoa possui quando está problemas em sua carreira profissional. Dentre os sintomas desse problema pode-se citar:
- Stress;
- Desmotivação;
- Desinteresse profissional e
- Falta de perspectiva de crescimento.
Estes sintomas são eminentes dentro de toda e qualquer organização, porém se não forem corrigidos em tempo hábil podem ocasionar sérios problemas para a empresa e, dependendo da situação, até levá-la a falência.
As medidas corretivas para estes sintomas podem parecer complicadas, porém são muito simples, e exigem apenas certa atenção e preocupação por parte dos gestores.
Ao ver um funcionário desmotivado, a busca por informações e causas que deixaram o indivíduo neste estado é iminente. Deve-se analisar o porquê desta falta de motivação e o que ocasionou isto. Identificar onde e com quem está o problema é o grande desafio enfrentado pelos gestores. E muitos, não sabem nem por onde começar
.
Um funcionário desmotivado é a pior coisa que uma empresa pode ter. Nem uma quebra de caixa é tão grave quanto um funcionário sem motivação, pois esta quebra pode, às vezes, ter sido ocasionada pelo desinteresse e desmotivação do funcionário.
Identificando o motivo ao qual levou o funcionário a ficar neste estágio de desmotivação, chega a hora do gestor buscar a correção para o problema. Dialogar com o funcionário pode ser um caminho rápido e certeiro. Num bate-papo a pessoa pode expor tudo o que está a afligindo e dará ao gestor um conhecimento maior do problema e da intensidade dele.
Outro grande problema é o desinteresse profissional. As causas são bem similares, senão iguais as da desmotivação. E as soluções para ele também são as mesmas. Sem o devido interesse e preocupação com o trabalho, o funcionário tem grandes chances de só fazer coisas erradas, e atrapalhar todo o andamento e fluxo das atividades dos demais colegas. E tenha certeza de uma coisa, desinteresse e desmotivação é uma combinação que com certeza você não vai querer ver dentro de sua organização.
Outro grande sintoma de problemas na carreira é a falta de perspectiva que o funcionário possui sobre sua carreira dentro da empresa. E isto, sem dúvida, também é culpa do gestor. Se um funcionário percebe que faz tudo certo e não é reconhecido nem valorizado, é fato que começará a perder a perspectiva de crescimento na empresa, e começará a pensar – “Por que me matar de trabalhar, se ninguém nota o que faço?”. E quando este tipo de pensamento entrar em sua cabeça, as chances de perder este funcionário para a concorrência são enormes!
Este tipo de pensamento e problema pode ser evitado oferecendo ao funcionário feed-back’s sobre seu desempenho e mostrando a ele todas as possíveis oportunidades às quais ele pode se submeter. Buscar reter um funcionário é muito mais do que responsabilidade do gestor, é uma obrigação!
Seja qual for o caso, momento e problema que esteja afetando seus funcionários e o andamento dos processos organizacionais, uma regra é geral e infalível – coloque as pessoas certas, nos lugares certos! E lembre-se sempre: motivação, perspectiva de crescimento e valorização e reconhecimento do trabalho são fatores que podem fazer um funcionário criar raízes em sua empresa, ou trocá-la pela concorrência.
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