OS PUXA-SACOS - Como lidar com eles?


Toda empresa tem, pelo menos, um puxa-saco. A dúvida é: Como lidar com eles?

A palavra puxa-saco começou a ser usada como uma gíria militar, quando os oficiais, em viagem, levavam suas roupas em sacos. Os soldados, então, carregavam para todos os lados as bagagens de seus superiores com a maior humildade e obediência. Assim, não tardou para a expressão designar um indivíduo bajulador ou adulador.

Dentro de uma família ou um grupo de amigos, o puxa-saquismo é considerado como uma preparação que uma pessoa faz antes de pedir um favor. Ela sai elogiando e falando bem de todo mundo, e no final sempre pede alguma coisa.

Já em uma empresa, o legítimo puxa-saco é aquele que transforma respeito em veneração. Ele faz tudo o que o chefe pede, e se este não pede nada, o puxa-saco se oferece para fazer, e muitas das vezes são serviços não relacionados as atividades da empresa.

O puxa-saco, também, busca sempre chegar na empresa antes que o chefe e os demais funcionários, e não vai embora enquanto o chefe não for.

Ao falar com o chefe, ele até tem uma frase reveladora – “chefe, sem querer ser puxa-saco...”, e gosta de mostrar uma intimidade que não existe.

Se for desprezado ou repreendido, ele não se recolhe nem se intimida, ao contrário, aumenta a dose de puxa-saquismo.

Existem dois tipos de puxa-sacos:

O primeiro é aquele que cujo objetivo é se manter no cargo, então, puxa o saco de um chefe só. É meio incompetente e pegajoso, por isso precisa puxar o saco para conseguir segurança. Mas esse tipo de pessoa é muito mais folclórica do que perigosa.

O segundo tipo é conhecido como “puxa-saco carreirista”, é aquele que usa da bajulação para subir na empresa. Ele tem ambições na carreira, e conforme vai sendo promovido, vai mudando os sacos a serem puxados. Ele é muito mais competente no trabalho do que o primeiro tipo de puxa-saco, e tem um costume de pedir a opinião do chefe quando não precisa dela, somente para agradar e aparecer. Além de aproveitar a proximidade que possui com o chefe para prejudicar os colegas que possam ameaçar sua posição de puxa-saco.

Muitas pessoas perguntam: “Adianta falar mal do puxa-saco para o chefe?” A resposta sempre será: NÃO... Se você falar mal, pode ser titulado como invejoso.

E se você falar com um puxa-saco, não de detalhes da sua vida pessoal nem critique a empresa, pois ele pode usar isso a favor dele e contra você. Pior ainda, o puxa-saco de hoje pode ser o seu chefe amanhã. Por isso o mais sensato é manter a boca fechada e o olho aberto.

Um comentário:

Anônimo disse...

Pior que mal consigo lidar com isso,tenho um amigo que é muito puxa saco concorda com tudo o que eu digo.O único problema dele e eu ser quase que o único amigo pois soube que ele nunca teve nenhum amigo na vida e por isso age assim tentando agradar os outros.