Como se dar bem na temível entrevista de emprego? Como fazer com que o entrevistador perceba que VOCÊ é quem merece a vaga oferecida? O que falar? Como se portar?
Mas, primeiramente, o que é uma entrevista de emprego?
A entrevista de emprego é uma técnica de seleção que o empregador utiliza para analisar a postura profissional e pessoal do canditado, verificando se o mesmo atende ou não às qualificações exigidas para cargo.
Em uma entrevista de emprego existem respostas verdadeiras, e respostas adequadas. O candidato escolhido é sempre aquele que consegue fazer a resposta adequada soar verdadeira, ou seja, num processo de seleção o candidato ideal é sempre aquele que responde o que o entrevistador espera ouvir.
Não é nada fácil conseguir um emprego, e mais difícil ainda é conseguir uma entrevista. Por isso muitas pessoas ficam nervosas e não sabem o que falar nem como se portar quando finalmente conseguem uma oportunidade de serem entrevistadas. Portanto, algumas dicas básicas podem ajudar neste momento:
1ª DICA: Use roupas apropriadas. O candidato deve se vestir como a empresa se veste. Chegar em uma entrevista se parecendo com os demais funcionários já é um grande começo. Nada de ir a uma entrevista usando calça jeans, moletom, tênis e com o cabelo despenteado.
2ª DICA: Não fale demais. Seja breve para expor suas idéias. As respostas às perguntas feitas pelo entrevistador devem ser curtas (um minuto cada uma no máximo).
3ª DICA: Não fale mal de ninguém. Nem das empresas que trabalhou nem dos antigos chefes. Reclamar das antigas organizações e patrões passa uma imagem ao entrevistador de que se este candidato fala mal dos outros, pode, um dia, vir a falar mal de nós.
4ª DICA: Levante sobre a empresa todas as informações que puder. O candidato deve saber a história e números da empresa, e mencioná-los no momento da entrevista. Além de outras informações como:
- Setor em que a empresa atua;
- Como se situa no mercado;
- Produtos e/ou serviços que oferece;
- Concorrentes;
- Reputação no mercado;
- Mudanças ocorridas recentemente;
- Função desempenhada pela vaga.
5ª DICA: Desligue o celular. Se você esquecer e o celular tocar, não atenda nem olhe para ver quem ligou. Alguns candidatos, muitas das vezes são prejudicados por conta do celular.
6ª DICA: A entrevista não termina na despedida. No outro dia, após a entrevista, procure mandar um e-mail ou uma carta ao entrevistador agradecendo pela oportunidade oferecida. Isso ajuda, de certa forma, a marcar o nome do candidato quando na cabeça do entrevistador passa milhares de informações e pessoas que entrevistou, e mal consegue lembrar quem é quem.
Lembrando que estas dicas ajudam muito, mas não é a certeza de que o candidato será contratado. O importante é jamais desistir. E se o candidato foi autentico, verdadeiro, não exagerou e mesmo assim não conseguiu ser selecionado, não significa que ele não serve para empresa, e sim que a empresa não serve para ele!
Nenhum comentário:
Postar um comentário