Brilhantes funcionários muitas vezes não conseguem ser promovidos dentro de uma empresa, embora façam tudo certo esquecem de algo extremamente importante – o marketing pessoal.
Marketing é o conjunto de ferramentas que uma empresa utiliza para fazer com que seus produtos sejam conhecidos, apreciados e comprados. Marketing pessoal é um profissional fazer a mesma coisa, beneficiando a própria carreira. É a estratégia que um indivíduo adota visando atrair e desenvolver relacionamentos para sua vida pessoal e profissional, melhorando constantemente sua imagem.
Com o marketing pessoal, um profissional consegue gerar visibilidade para as suas habilidades e competências individuais, que serão reconhecidas por outras pessoas de sua convivência. É a habilidade de aparecer dentro do ambiente organizacional sem ser chato, e de conseguir a simpatia da chefia sem ser considerado puxa-saco.
Para tal, deve-se conhecer os 10 mandamentos do marketing pessoal:
1. LIDERANÇA: É a habilidade de influenciar outras pessoas, antes mesmo de ter um cargo. Uma pessoa com espírito de liderança sabe influenciar os colegas muito mais do que é influenciado por eles. É um formador de opinião. E a empresa percebe isso rápidamente.
2. CONFIANÇA: É o resultado do conhecimento sobre alguém. Quando elegido alguém de confiança, incubi-se esta pessoa de corresponder as expectativas dos outros e saber da importância de suas ações com relação aos demais. Alguns funcionários são consultados por outros para assuntos de trabalhos ou até mesmo uma conversa informal sobre um último paredão do BBB.
3. VISÃO: É entender o que e o porquê está fazendo uma tarefa. Buscando pequenas mudanças para mudar o próprio trabalho ou dos colegas.
4. ESPÍRITO DE EQUIPE: Ajudar os demais sem ser solicitada sua ajuda. É se preocupar para que o trabalho dos outros saia bem feito.
5. MATURIDADE: Habilidade de solucionar conflitos sem gerar ainda mais conflitos. É a capacidade de achar soluções que os demais consideram apropriadas.
6. INTEGRIDADE: Fazer o trabalho sem prejudicar ninguém. Não ser ambicioso. Pessoas sem integridade causam medo nos colegas e até mesmo no chefe, acabando, quase sempre, ficando isoladas dos demais.
7. VISIBILIDADE: Ser o primeiro a colocar-se a disposição quando alguém solicita ajuda ou a execução de uma tarefa.
8. EMPATIA: Saber elogiar o trabalho dos demais e reconhecer o mérito dos outros. Quem elogia é elogiado. Quem só critica, acaba sendo criticado.
9. OTIMISMO: É saber enxergar o lado positivo de cada situação, principalmente daquelas que parecem ruins. É ser bem-humorado e saber aceitar críticas. Pessoas otimistas ajudam a criar um ambiente agradável de trabalho.
10. PACIÊNCIA: É saber a hora certa de pedir oportunidades ao invés de só ficar reclamando dizendo que a empresa não oferece oportunidades.
Uma pessoa com um bom marketing pessoal, passa uma imagem positiva forte o bastante para gerar bons contatos, convites e oportunidades. Além de outras vantagens como a segurança da empregabilidade e a facilidade de acesso às melhores oportunidades. Porém, não adianta nada uma pessoa ter todas essas características, se ela não fizer o que é paga para fazer – dar bons resultados a curto prazo! Mas as duas coisas juntas fazem uma carreira profissional decolar.
As pessoas mais bem-sucedidas são aquelas que não só acreditam em seu ponto forte, mas que conseguem transmitir isto de forma clara para seus colegas e superiores.
E nunca se esqueça de uma coisa: em uma empresa séria, um funcionário com um bom marketing pessoal recebe atenção da chefia e o apoio dos colegas. Em uma empresa medíocre, a mesma pessoa pode ser vista como uma ameaça. Num caso assim, não adianta nada querer mudar A empresa, é mais sábio mudar DE empresa.
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