O MARKETING NAS NOVAS ORGANIZAÇÕES


Qual a melhor estratégia de marketing para se adotar em uma organização que acabou de entrar no mundo dos negócios? O marketing de boca-a-boca sempre é a melhor opção? E quais as atividades mais indicadas para as pequenas empresas?

Um dos grandes desafios que uma organização enfrenta ao iniciar suas atividades, é como posicionar o seu produto ou serviço no mercado. Muitas organizações que ainda estão nos seus primeiros anos de existência, acreditam que o marketing de boca-a-boca é suficiente para a divulgação dos seus produtos/serviços, ou seja, os próprios consumidores irão passar informações para os demais. São poucas as organizações que priorizam e investem no trabalho da área de marketing, pois nem sempre ele é visto como um esforço que traz lucros, mas sim como um custo a mais para as contas da empresa. O grande erro é acreditar que investir em marketing gera um investimento muito alto para a empresa, o que nem sempre é verdade.

A organização reconhecendo quem é o seu público alvo, ou seja, qual grupo de pessoas irá atender, e dedicando-se a planejar suas estratégias de comunicação e marketing, o sucesso do negócio será iminente e sem grandes investimentos.

Para uma empresa de pequeno porte, as atividades de marketing devem ser bem estruturadas e estrategicamente pensadas. Para isso, um plano de marketing bem orientado ajudará o administrador a nortear as atividades da organização. Essas atividades que serão realizadas dependem dos hábitos de consumo de seu público-alvo, das preferências e características únicas que sua segmentação de mercado apresenta.

Para se obter o sucesso, torna-se extremamente importante o conhecimento do mercado que se deseja atuar. O que os clientes querem? Quais as necessidades que devem ser supridas? Qual a situação atual que o mercado demonstra? Se você souber responder a estas perguntas, está no caminho certo!
Caso você ainda não conheça o seu mercado, a melhor solução é realizar uma pesquisa e mensurar os resultados obtidos com ela. Pois é por meio desta pesquisa de mercado que os administradores nortearão todas as decisões que serão tomadas dentro da empresa.

Outro ponto bastante importante para ser levado em consideração na hora de divulgar seu novo produto/serviço, é a imagem que a empresa transmite para os clientes. Ela deve transmitir confiabilidade e seriedade com a atividade que está realizando. Investimentos em detalhes como logotipo, slogan, embalagem, envelopes, papéis timbrados da empresa, limpeza, conservação da estrutura, dentre vários outros, devem ser encarados como um esforço de marketing, pois eles serão percebidos pelos clientes e influenciarão em sua decisão de compra.

Como sua organização não está sozinha no mundo, buscar parcerias e manter sempre um bom relacionamento com as demais empresas, facilita que o nome da sua organização seja disseminado por estas parcerias. Participar de eventos do seu segmento de atuação, realizar contatos duradouros e estender seu networking, sem dúvida funcionará para você atingir o seu sucesso.

O sucesso nos negócios nem sempre está em grandes soluções, mas sim em pequenos detalhes.

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