Cada vez mais o RH estã tendo um papel de reconhecimento e importância dentro de uma organização. O setor de RH, quando bem administrado é uma peça fundamental para o sucesso de uma empresa e, por sorte, muitos executivos já perceberam isto.
Administrar é muito mais do que exercer controle sobre um grupo de pessoas: é ensinar, ajudar, compreender, delegar tarefas... Muito mais do que uma ciência, a Administração é uma arte, onde exercer a atividade com sucesso, é uma verdadeira obra-prima.
O SÍMBOLO
O Conselho Federal de Administração promoveu em 1979 um concurso nacional para a escolha de um símbolo que o representasse. O concurso recebeu trezentas e nove sugestões, vindas de quase todos os Estados brasileiros. A escolha final legitimou o símbolo já bastante conhecido, que representa em todo o território nacional a profissão do Administrador. O trabalho escolhido foi apresentado por um grupo de Curitiba, denominado "Oficina de Criação".
ORAÇÃO
"Senhor, diante das organizações devo ter consciência de minhas responsabilidades como administrador. Reconheço minhas limitações, mas humildemente, junto com meus companheiros de trabalho busco o consenso para alcançar a solução e tornar o trabalho menos penoso e mais produtivo: Senhor, despido de egoísmo quero crescer, fazendo crescer, também, os que me cercam e que são a razão de minha escolha profissional; Senhor, administre o meu coração para que ele siga o caminho do bem, pois, a mim caberá realizar obras sadias para tornar as organizações cada vez melhores e mais humanas."
JURAMENTO
" Prometo dignificar minha profissão, consciente de minhas responsabilidades legais, observar o cógigo de ética, objetivando o aperfeiçoamento da ciência da Administração, o desenvolvimento das instituições e a grandeza do homem e da pátria". O juramento foi oficializado pela RN CFA nº 201, de 19 de Dezembro de 1997.